31 agosto 2010

Água Mineral

A empresa de água mineral de Poços voltou a funcionar em agosto. Comercializa seu produto em copo, garrafa ou galão. Ainda não vi para vender, pouco vou ao supermercado, mas quero comprar uma e experimentar. . Bem administrada, pode ser uma excelente forma de incrementar nosso turismo e de divulgar o nome da cidade. Uma boa estratégia de marketing pode fazer Poços ocupar uma fatia desse crescente mercado.
Aqui tem mais informação sobre nossa água: www.aguapocosdecaldas.com.br/

30 agosto 2010

Varginha na Veja

A publicação da matéria sobre o crescimento das cidades médias, na última edição da revista "Veja", causou muitos ciúmes aqui por Poços. O texto mostra o crescimento que a vizinha cidade de Varginha está tendo com a instalação de novas indústrias. Eu, pessoalmente, acho bom, em algum sentido, que as indústrias não se instalem aqui. Varginha tem facilidade de acesso para escoamento da produção e Poços tem outra vocação natural: turística. A meu ver, deveríamos fomentar essa rentável atividade por aqui. Cuidar bem de nossos pontos turísticos, criar outras atrações e trazer eventos importantes. Nossa vocação é turística.
Isso é assunto para muitas e muitas páginas ou horas e horas de conversa.

28 agosto 2010

Mitsubish Cup

E quem quiser comer um pouco de poeira e ver as máquinas voando pela pista é só comparecer no Distrito Industrial, à beira da Rodovia do Contorno. Acontece hoje, a partir das 8:30 horas, mais uma etapa da Mitsubishi Cup, aqui em Poços de Caldas. Excelente promoção que atrai um tipo de turista bom para a cidade e põe o nome da terrinha em rede nacional, já que esse campeonato é bastante divulgado pela montadora japonesa.

Zico entre nós

O último dos craques do futebol brasileiro da era romântica, Zico, vai estar hoje em Poços. Vi no Mantiqueira, a notícia completa pode ser lida aqui, no blog do Paulo Vitor. Ele vem inaugurar uma franquia de sua escolinha de futebol, a Zico10, a convite de seus comandantes, Sérgio Azevedo, o ex-zagueiro Paulista e o comentarista André Oliveira.
Sempre admirei Zico como atleta e continuo a gostar de sua postura. Não é muito afeito às falcatruas do futebol, em especial às que envolvem empresários e transferências de jogadores. Apesar de gostar muito do estilo de Roberto Dinamite, do rival Vasco da Gama, Zico enchia os olhos com seus desconcertantes gols de falta e com seus dribles curtos... Hehe tempinho bom...

27 agosto 2010

Cavaletes

Conforme a pesquisa que o leitor e amigo Rubens Caruso Jr. fez, o Código de Posturas do município proíbe os cavaletes com propagandas eleitorais, mas a lei eleitoral federal autoriza. Prevalece a federal, naturalmente.
Eu me pergunto, vários candidatos podem colocar suas propagandas no mesmo local? E se um tampar a visão do outro? E se um deslocar o cavalete do outro por algum motivo? E se um comerciante se irritar e quiser tirar a propaganda de perto de seu estabelecimento?
A conclusão do comentário de Caruso, que pode ser lido aqui, foi ótima: "É feio, mas pode".

26 agosto 2010

Chacina do México

Deve ter família de Poços angustiada. Dos 72 assassinados por narcotraficantes na chacina da fronteira do México, 4 são brasileiros. Como estavam tentando atravessar ilegalmente, o Governo brasileiro e o mexicano estão tendo dificuldades para identificar quem são. É muito comum, pessoas de Poços e região usarem desse método para atravessar a fronteira para os Estados Unidos.

Horário de Verão

Depois desse aumento brusco de temperatura durante o dia, já dá para começar a pensar na chegada do verão. E ainda estamos em pleno inverno.
Já gostei mais do horário de verão. Hoje em dia, quero mais que anoiteça logo...
Esse ano o horário de verão começa às 0 horas do dia 17 de outubro e segue até à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2011.
E você, gosta do horário de verão? Vote na enquete ao lado.

25 agosto 2010

Secura...

A umidade relativa do ar em Poços está muito baixa. Meu modesto termômetro tem chegado a níveis perto de 20%, o que é muito preocupante. Abaixo dessa marca, é estado de alerta. O nariz resseca, a garganta raspa e os efeitos atingem adultos e crianças. O pior é que as previsões não são muito animadoras. Não há chuva prevista para os próximos 10 dias. Os reservatórios estão baixando. Será que existe risco de racionamento de água?

24 agosto 2010

Squash na Caldense

As quadras de Squash da Caldense foram palco, no útimo final de semana, de uma etapa do Campeonato Mineiro da modalidade. Pela primeira vez, o torneio foi disputado fora de Belo Horizonte e contou com participantes de todo o estado. Dezenas de atletas da cidade fizeram bonito, vencendo muitas partidas e conquistando alguns títulos nas diversas categorias que foram disputadas. É muito bom para a cidade que eventos desse tipo aconteçam. Fortalecem um tipo de turismo que atrai visitantes de bom poder aquisitivo e que acabam conhecendo uma cidade maravilhosa que muitos não sabem nem que fica em Minas Gerais. Sim, ainda hoje encontra-se pessoas de BH e região que pensam que Poços fica em São Paulo.
Fica em Minas sim. Bem no sul, mas é de Minas com muito orgulho, sô!
Outras informações: Site da Caldense http://www.caldense.com.br/noticias.asp?noticia=2010082301 e Federação Mineira de Squash http://www.fmsquash.com.br/

23 agosto 2010

Campanha

Faltando menos de 40 dias para a eleição, a campanha dos candidatos em Poços começa a tomar as ruas. Ainda não se vê poluição visual, que a nova legislação procura coibir. No domingo, um cavalete do candidato a deputado estadual Paulo Tadeu ocupava a esquina do Relógio Floral, próximo às Thermas. Tem gente dizendo que esse tipo de propaganda fere o Código de Posturas do município, mas, pelo que me consta, está de acordo com a nova diretriz do TSE. Ainda vai dar o que falar essa campanha...

20 agosto 2010

Fogo na Serra

Essas queimadas que estão atingindo a serra de São Domingos são terríveis. No meu modo de ver, não há como evitá-las. São criminosas. A pessoa que joga uma bituca de cigarro no mato é a mesma que para na vaga de deficientes, joga papel no chão, para em cima da faixa de pedestres, vota no Tiririca, etc... Há em todo lugar, não vai acabar tão cedo. Só depois de um avanço muito grande ns educação do país, vai melhorar.
Tem-se que estar preparado. Agir ao primeiro sinal de fumaça, equipar adequadamente o Corpo de Bombeiros, montar uma brigada civil de combate a incêndios, fazer uma campanha de conscientização com moradores das fazendas e sítios, além de turistas e toda apopulação.
Não acho que possamos evitar os focos completamente, mas podemos combatê-los adequadamente.

19 agosto 2010

Semáforo oculto

O semáforo da esquina da rua Mato Grosso com a avenida Francisco Salles é quase imperceptível. As árvores em volta dele cresceram e quando o sinal fica verde, se confunde com a ramagem. Para vê-lo é necessário um certo empenho do motorista que ali chega. Uma poda poderia resolver o problema.

18 agosto 2010

Mais Miltão

O jantar de encerramento da SUEMG, que contou com a apresentação de Milton Nascimento, foi de alto gabarito. Homens e mulheres bem trajados, vestidos, ternos e penteados. Buffet de Campinas, com serviço impecável e comida deliciosa. A única parte ruim da história foi a entrada, o acesso ao ginásio. O cheiro na área externa era horrível. Deduzi que fosse do rio, que passa bem ali ao lado. Os poucos poços-caldenses que ali estavam diziam que era o famoso aroma da Danone. Lembrei-me das postagens dos blogs do Polli, Caruso e Paulo Tadeu.
Quem vai tomar providências? O prefeito Paulinho estava lá e certamente deve ter sentido o cheiro.

17 agosto 2010

Milton ao vivo

Graças ao empenho do amigo Adriano Masson, conseguimos os convites para ver o show do Milton Nascimento, na última sexta. A Adriana, minha esposa, é fã dele e estava bem ansiosa com a chance de vê-lo aqui em Poços. A apresentação foi relativamente curta, um pouco mais de uma hora, mas com tudo o que se espera dele. Todos as músicas mais conhecidas e sua voz de timbre único, afinadíssima.
Outro ponto de destaque foi a mudança que a organização conseguiu implementar no ginásio Arthur de Mendonça Chaves. Tradicionalmente um local frio e sem acústica para a realização de shows, os promotores transformaram o ambiente num requintado salão de festas. A colocação de banners pendendo do teto até as grades das arquibancadas deu uma melhora considerável na acústica. O piso foi forrado com um carpete, arranjos enormes de flores deram uma aliviada na atmosfera sisuda do lugar e os banheiros foram decorados e paramentados para acolher bem os participantes do eventos.
Boas ideias a serem anotadas.

16 agosto 2010

Corrida de Baratinhas


Sensacional foto enviada pelo amigo Albert Cagnani ao meu irmão, Luciano. Poços foi palco de várias corridas ao longo do século passado. Já vi outras fotos muito bacanas. Inclusive uma do pai do Émerson Fittipaldi, o "barão" com os filhos ao lado de um bólido. Alguém sabe a razão de essa tradição ter acabado?

15 agosto 2010

Foto bonita

Fotos bonitas de Poços são sempre bem-vindas. Tenho até uma pequena coleção de belos takes, muitos deles tirados do blog Viva Poços, do amigo Rubens Caruso. Essa paisagem acima foi clicada pelo meu sobrinho Rubens, da janela de sua casa. Lembra uma tempestade de areia....

14 agosto 2010

Despertador

Esses dias, por volta das 7 horas, tenho sido despertado pela cantoria e som de marcha do novo grupo de integrantes do Tiro de Guerra. Repetindo as ordens de um oficial, dezenas de marmanjos cruzam as ruas próximas da Santa Casa e da escola Pelicano. A mim, não incomoda, pois já estou de pé a essa hora, mas suponho que para os pacientes que estão internados no hospital, para as pessoas que estão dormindo, para as crianças e velhos que ainda curtem o último sono, essa algazarra militar pode incomodar. E muito.
Precisa mesmo de todo esse alarde?

13 agosto 2010

Milton Nascimento

Hoje tem show do Milton Nascimento em Poços, no ginásio municipal Ronaldo Junqueira. É uma apresentação fechada, apenas para os participantes do SUEMG. É um evento das Unimeds de Minas Gerais, que está reunindo cerca de 1000 pessoas num hotel aqui de Poços. Muita gente está interessada em assistir ao show, mas os convites estão sendo disputados a tapas. Faz tempo que o "Bituca" não toca por aqui, bem que ele podia fazer um showzinho aberto para a gente...

Artistas de rua

Não tenho nada contra os artistas de rua. Até gosto de algumas dessas manifestações. Só que tem uma que me deixa incomodado. É aquele rapaz que fica fazendo malabarismo com fogo, principalmente no semáforo da Prefeito Chagas com a Assis. Ele fica em cima da faixa de segurança fazendo piruetas com duas varetinhas com fogo nas pontas. Acho que atrapalha os pedestres que querem atravessar a rua e ainda é perigoso. Já pensou se ele se atrapalha com os truques e uma das varetas incandescentes cai na cabeça de alguém? Uma criança? Pode cair em cima do capo de um carro, na roupa de uma senhora de idade e dezenas de outras possibilidades.
Sei que um cidadão já questionou a Polícia Militar, que fica a menos de 30 metros do local de exibição do rapaz, e eles se eximiram de qualquer responsabilidade. Quem procurar então?

12 agosto 2010

Vôlei do Brasil

A seleção feminina infanto-juvenil de Voleibol está fazendo sua preparação para o Campeonato Sul-Americano aqui em Poços. Fazia tempo que uma das seleções de base do Brasil não aparecia por aqui. Já que, há alguns anos, diversas delas fizeram grandes períodos de treinamentos em nossa cidade. Vários desses atletas que hoje trazem títulos internacionais para nosso país foram vistos andando livremente pelo centro, não faz muito tempo. Lembro-me que minha sobrinha Alice, então com uns 7 ou 8 anos, ficara apaixonada pelo Murilo, que hoje é um dos destaques de nossa seleção adulta de vôlei. Na próxima sexta, sábado e domingo vai haver um quadrangular. Vale a pena prestigiar essa garotada. O voleibol brasileiro faz um trabalho sério que serve de modelo para outros países.
Uma reportagem completa, inclusive com a tabela dos jogos do quadrangular, pode ser vista no blog do Paulo Vitor Campos, editor de Esportes do Jornal da Mantiqueira:
http://esportepocos.blogspot.com/2010/08/selecao-brasileira-sub-16-faz.html

11 agosto 2010

Caminhada

É sabido que a região do Mercado Municipal, em dia de feira livre, aos sábados pela manhã, é um dos pontos preferidos pelos ladrões de toca-CDs. Nossa firma mesmo, já foi vítima de um desses arrombadores. No último sábado fiz uma caminhada pela região e constatei que o policiamento está bastante intensivo. Fica um policial circulando de bicicleta e outros mais perto do Mercado. Boa coisa.
Outro ponto que me chamou a atenção foi o crescimento daquele 'mercado de pulgas' que vem se espalhando pelas calçadas. Será que já cabe a criação de uma Feira de Antiguidades na cidade? Seria uma boa atração, especialmente para turistas. Certamente, atrairia expositores de outras cidades para cá.
A nota ruim do passeio é a quantidade de dejetos de cachorros pelas calçadas, que também estão precisando de uns reparos. Muitos trechos estão cheios de buracos e com o cimento rachado.

10 agosto 2010

Táxis

Já que tem gente que está reclamando das vagas de estacionamento para idosos e PNE, que tal diminuir um pouco as vagas de táxis? Em algumas ruas do centro o espaço para eles ultrapassa a metade da quadra. E nunca estão plenamente ocupados. Deduzo, que se diminuir o espaço não vai fazer muita diferença.
Acho até que aqui em Poços poderia haver uma espécie de 'central de táxis', os carros ficariam à espera, parados em algum estacionamento na área central, quando um hotel, uma loja, um banco ou um simples pedestre precisar de um, liga gratuitamente para a central e o táxi chega à sua porta em menos de 5 minutos.
Só pra constar, todo mundo tem celular hoje...

09 agosto 2010

Casa da Cultura

Detalhe de vaso de vidro do mestre Seguso


Pior que não conhecer o café da Casa da Cultura é não conhecer a própria Casa da Cultura. E agora está um época excelente para ir lá. No café, tem uma exposição bem bacana do artista italiano, radicado em Poços, Mário Seguso. E no hall de entrada tem uma mostra de aquarelas lindíssimas do artista inglês Charles Lansdeer.
Programaço!!

08 agosto 2010

Café da Cultura

Detalhe da marchetaria do piso de uma das salas.

Ainda tem gente que nao conhece o café da Casa da Cultura. Para mim, é um dos melhores locais da cidade para se tomar um lanche. O lugar é muito agradável, fica no chalé Cristiano Osório, construído em 1894 e adquirido pelo Instituto Moreira Salles, sempre em meio a uma exposição de fotos, quadros ou peças de arte. E os preços são justíssimos.

07 agosto 2010

Vista por cima

Belas cenas de Poços tomadas de um helicóptero. Pelo usuário que colocou no YouTube, me parece que o autor das imagens é o Marquinho da Marc Video Produções. A cidade continua bonita, impressiona um pouco seu tamanho. Está crescendo bastante.

06 agosto 2010

Lua cheia


Uma lua cheia é sempre bem-vinda. Essa foi no entardecer de sábado reatrasado no Pier 22, em Caconde.

Passou o Serra

A passagem de Serra por Poços foi meteórica. Pessoas que estiveram perto disseram que ele foi bastante simpático e ruim de discurso, apesar de apresentar boas propostas. Aqui ele anunciou a criação de um ministério para pessoas com deficiência, se eleito, naturalmente.
Aqui a matéria do Jornal Nacional, da Globo, sobre a passagem dele por terras sulfurosas:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/08/serra-defende-um-ministerio-para-pessoas-com-deficiencia.html

05 agosto 2010

Poços lá

Não sei se fico orgulhoso ou com raiva de ver o nome de Poços de Caldas estampado na parte traseira dos calções dos jogadores do Vitória. Bem nesse lugar???
E ainda perderam...

Mais Raul

Agora foi a vez da UOL trazer em sua página inicial uma matéria com Raulzinho, filho do poços-caldense Raul Togni. O menino de 18 anos está prestes a participar do Mundial de Basquete, que acontece no final deste mês, na Turquia.
http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2010/08/04/perto-de-mundial-raulzinho-vive-expectativa-de-ser-ricky-rubio-brasileiro.jhtm
Grato ao Garça pela dica!

03 agosto 2010

Serra em Poços

José Serra, Aécio Neves, Anastasia e Itamar Franco chegam amanhã, dia 4, às 13 horas no aeroporto de Poços de Caldas. Após recepção, acontece uma carreata e caminhada pela rua Assis. Às 15 horas, ocorre discurso no salão principal do Pálace Hotel de onde Serra seguirá para a APAE onde grava programa eleitoral.

Lixo nuclear

Excelente o post sobre o lixo nuclear que Rubens Caruso publicou em seu blog. A questão do depósito do lixo nuclear no município de Poços de Caldas ou em Caldas é de extrema importância. Deve ser debatida e esclarecida para toda a população, da forma mais transparente possível e sem alarde para não causar outro tipo de problema. Ainda há muita conversa sobre a segurança dos depósitos e sobre a contaminação das águas e terras, que estariam originando diversos problemas de saúde.

02 agosto 2010

Correios

Um amigo me contou que esteve na agência dos Correios de Poços e a atendente do guichê ofereceu uma Tele-sena para ele. E o pior, ela disse que eles têm metas de venda! Uma empresa governamental pode vender produtos de uma firma de capital aberto? Sei não, tô por fora desse assunto. Só achei estranho.

01 agosto 2010

Poços no UOL

Muito boa a matéria que o UOL publicou sobre Poços na última quinta-feira. É sempre bom ter esse destaque, ainda mais positivo, em um dos veículos de maior alcance da internet brasileira. Além da matéria, há um álbum de fotos bastante interessante (cortesia do primo Vitor).
http://viagem.uol.com.br/album/guia/pocosdecaldas_album.jhtm?abrefoto=3#fotoNav=3