05 julho 2009


Depois de assistir ao filme "A Lista de Schindler", de Steven Spielberg, em 1993, e adorar, achei que já tinha visto o suficiente sobre o Holocausto. Pensei saber de tudo o que tinha ocorrido e estava cansado de tanto ouvir falar em campos de concentração, Gestapo, Hitler, judeus com estrelas no peito, etc.. Durante anos, fugi de livros, matérias e filmes com essa temática.

Após ler "O Menino do Pijama Listrado", em maio passado, percebi que esse assunto deve sempre ser revisitado e reanalisado. Agora, tive a oportunidade de ler "Maus", de Art Spiegelman, gentilmente emprestado pelo Paulo Durante. O livro traz a história do pai deste brilhante cartunista norte-americano contemporâneo, contada em quadrinhos. Os nazistas são retratados como gatos, os poloneses como porcos, os judeus como ratos e os americanos como cães. Sempre em preto e branco, num traço simples, mas rico em detalhes e significados.

O livro mostra de forma sucinta, até didática, toda a trajetória do pai e da mãe dele desde a juventude, passando pelas dificuldades até chegar nos Estados Unidos, depois de passar por um campo de concentração, e seus últimos momentos de vida. Logicamente, o foco principal são os horrores da perseguição aos judeus. É um relato sofrido, nem sempre bom de se ler, mas essencial para entender um pouco mais desse lamentável episódio da história da humanidade.

Um comentário:

  1. Pela resenha que fez, dá vontade de ler, embora concorde que não é um tema dos mais prazeirosos. Por outro lado, esta trágica história ainda me prende. Pra mim, "A Lista de Schindler" é uma das maiores obras do cinema. Grande abraço!

    ResponderExcluir