28 abril 2009

Rio-Santos

Nem me lembro quando foi a primeira vez que andei pela sinuosa rodovia Rio-Santos. A lembrança mais remota que tenho dessa estrada é de mais ou menos 1985. 24 anos depois, no feriado de Tiradentes, percorri boa parte do trecho São Sebastião-Bertioga e vi que algumas coisas mudaram para pior, mas a beleza do pedaço continua a mesma.

Houve uma certa ocupação desorganizada das margens da estrada, o que causa um visual ruim, principalmente nas imediações das praias. Mas, não é nada que manche a exuberância da mata atlântica que acompanha toda a rodovia. As praias são curtas, com bastante pedras nos cantos e boas ondas para os surfistas.

Um fato chama a atenção: quase não se vê o mar das ruas dessas praias. Não há uma 'avenida beira-mar'. As construções de casas, condomínos, pousadas, hotéis, são bem próximas da areia, o que impede a visão de quem passa de carro. Só dá para ver o mar se houver algum terreno ainda desocupado.

Ficamos hospedados em Cambury. Sossego total, mesmo com o movimento mais intenso de feriado. Em Cambury, há um festival gastronômico, em novembro. Destaca-se o número de bons restaurantes do pequeno local. Gostamos muito da comida (e do preço) do Antigas, mas o visual mais bacana é do Acqua. Fica no alto, de onde se visualiza um panorama belíssimo. Outro bom restaurante de lá é o Manacá, só que não fomos nesta viagem.

Um comentário:

  1. Há pouco tempo tbém passamos por lá, vindos de Picinguaba (Ubatuba) e tivemos a mesma sensação. São trechos lindos de serra do mar, mas me desagrada muito o visual desta ocupação desordenada, sobretudo das casas muito próximas à pista, sem falar do trânsito péssimo em alguns trechos. Cambury é legal, obrigado pelas dicas gastronômicas. Abs!

    ResponderExcluir