05 fevereiro 2009

Gota

A Gota é uma doença que se manifesta nas articulações. O organismo não consegue sintetizar umas enzimas e elas provocam a criação de uns sais que vão se acumulando, principalmente no pé. Todo mundo que tem Gota tem ácido úrico alterado, mas nem todo mundo que tem ácido úrico alterado terá Gota.
Eu sou um dos privilegiados. Herança genética, meu pai tinha Gota e meu irmão tem ácido úrico alterado, mas não tem Gota. Ao amanhecer domingo passado, tive uma crise aguda. Fui parar no hospital, nunca havia sentido tanta dor. Já havia tido outras crises, que nas primeiras doses de antiinflamatório sumiam. Dessa vez, a coisa foi feia. A articulação anterior do dedão do pé esquerdo inchou muito, ficou muito avermelhada e a dor foi intensa.
Foram 3 dias à base de analgésicos de ação prolongada e antiinflamatórios. Ainda não estou 100%. O local está sensível e ainda inchado e avermelhado. Ainda bem que está quente e posso circular de chinelo. Não conseguiria calçar nada nesse pé.
Quem tem Gota não pode descuidar da alimentação. E fazendo uma retrospectiva, vejo que abusei nesses últimos dois meses. Começou com a ida ao Sul, deleitei-me com os acepipes da serra gaúcha, regado a bom vinho. Depois, algumas festas e confraternizações com os amigos em Poços. Ceias fartas de Natal e Reveillon. Uma cerveja a mais aqui, um whisky ali. Viagem para Natal, hospedados num hotel que tem um restaurante maravilhoso. Peixes e caipirinhas todos os dias.... Pronto, essa é a receita para se ter uma crise de Gota. Muita proteína e doses extras de álcool.
Agora aguenta....

6 comentários:

  1. Caro Golden, já ouvi falar da Gota, mas desconhecia sua herança...Esqueça o que passou, afinal as farras gastronômicas fazem parte de fim de ano. Agora é só se cuidar um pouco mais, seguindo em frente com muita aveia na dieta e com as atividades físicas diárias, que tanto nos faz bem! Melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Gordo: O problema está na cereja do bolo, na azeitona da empada e no gelo que vai no Wisky, (sabe-se lá de onde vem essa agua né?)o resto e conversa fiada.
    Brincadeiras a parte, melhoras ai!
    Ah! e assim que puder, corridas, carreras, caminhadas, andanças e etc...
    Abração
    Edson Reis

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mussolin.

    Com a digníssima daqui também se deu a famigerada "gota". Sentiu dor forte. Após o diagnóstico a medicação que você também usou. Mas, para não mais acontecer (o que jamais se repetiu) ela entrou num rítimo diário de exercícios e, ainda, alimentação balanceada. Está curada, espero. Quanto ao seu tratamento é bom lembrar à estimada Adriana a necessidade que ele terá de fazer "comidinha especial ao 'gotoso' marido". Não vale refeição feita pela empregada. Tem que ser ela, a dona patroa, a partir de agora a cozinheira da casa.

    Nunes

    ResponderExcluir
  4. Desejo que melhore rapidamente. Espero que se recupere para nos encontrarmos em breve e não termos que fazer dieta e nem abstinência...alcoólica.
    Naveguei rapidamente pelo seu blog hoje, pela primeira vez.
    Parabéns, é de muito bom gosto e quase impossível de não termos a vontade de continuar lendo.
    Abração a você, Adriana e Marcelo.
    Zé de Caldas ou de Itajubá ou de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  5. Adriano,

    Melhoras!! Passada a época dos exageros "findeanísticos", o bom agora é beber muita água...

    :-)

    ResponderExcluir
  6. Dri,
    Gota doi muito... Já tive uma crise destas. Cuide da alimentação. É fundamental... O duro é que estas coisas começam a aparecer depois de um certo tempo de vida. Não é fácil!
    Abração,
    Ricardo

    ResponderExcluir