13 outubro 2008

Devaneio político

O que é melhor para uma prefeitura de uma cidade média, como Poços e tantas outras do Brasil afora: um secretariado de confiança do prefeito ou um secretariado profissional, mais técnico, que pode, eventualmente, receber por produtividade? Administrar uma cidade como uma família ou com uma empresa?

Tenho minhas dúvidas. Tradicionalmente, monta-se um secretariado de pessoas de confiança, agradando aos partidos coligados. Ele convida pessoas da comunidade interessadas em servir à cidade, de uma forma quase abnegada. Não é qualquer empresário ou comerciante que vai abdicar de sua vida privada para agüentar os tormentos de um serviço público. E, em alguns casos, receber menos do que ganharia em seu mister habitual.

As secretarias de prefeituras assim são como entidades com vida própria. São compostas por servidores municipais com estabilidade. Quem é o estranho na secretaria é o próprio secretário. Por mais que ele chegue cheio de idéias e boa vontade, tudo só sairá do papel se esses servidores, que em sua maioria estão nos cargos há tempos, deixarem. É muito comum, vermos um secretário boicotado por seus comandados. Basta ele querer desmontar um esquema ou tentar esclarecer certos pontos obscuros, que passa a ser vítima de insubordinações.

Ao mesmo tempo, se o prefeito monta um secretariado mais técnico ele acaba atraindo pessoas que nem sempre são envolvidas emocionalmente com a cidade. Em Poços mesmo temos casos recentes disso. São secretários profissionais, mas que correm o mesmo risco de boicote. Aliás, acho até que correm mais risco, já que poucos são da cidade. Por não serem de 'confiança' do prefeito, podem trazer práticas viciadas de experiências anteriores e aplicar métodos estranhos à prática usual da Prefeitura.

Eu, pessoalmente, ainda prefiro o sistema antigo, com gente de confiança. Mas, tem que ser pessoas com gabarito, independente a que partido pertençam. Afinal, o que se procura é o melhor para a cidade como um todo, não para grupos isolados.

Sei que essa minha abordagem pode parecer simplista. Não sou muito de conversar sobre política, mas penso muito nela. Tenho minhas opiniões. Convicções mesmo eu as perdi. Não defendo mais ideais nessa área.

Um comentário:

  1. Gordo: Devaneios nossos...Qual foi a ultima vez que um prefeito da cidade, foi buscar nas fileiras do partido que lhe fez oposição, um nome para secretario, (por mais competência que este pudesse ter e merecimento para o cargo)???
    Quase nunca.
    Abração
    Edson Reis

    ResponderExcluir