22 junho 2008

No táxi

Entrei no táxi, o motorista já puxou conversa:
— Hoje tá menos frio que ontem, né?
Eu disse:
— Sim, diminuiu um pouco mesmo.
Ele emendou:
— Ontem fui pra Poços de Caldas e lá tava até quente.
Eu fiquei surpreso:
— Você foi pra Poços? Eu sou de lá! Foi passear?
— Não, eu vou pra lá de 15 em 15 dias levar o administrador do shopping Minassul. Ele mora aqui na rua Nebraska (a mesma que eu moro). Vou e volto no mesmo dia.
Mas, que coincidência... Pego um táxi na rua e o motorista vai sempre pra minha terrinha...
— Ouvi dizer que o shopping de lá não tá muito bem das pernas, né?
Ele fez cara de assustado:
— Nããão... o seu Élson disse que a C&A vai montar uma loja lá e que a Marisa também tá quase fechando...
Não me fiz de rogado:
— Eu ouço falar que muitas lojas estão fechando, que o que tá durando mesmo lá são as lojas da praça de alimentação e os cinemas. Até as Casas Bahia saíram de lá e foram para o centro.
Com muita certeza e segurança ele retrucou:
— O seu Élson disse que tá melhorando muito e que com a C&A o movimento vai melhorar mais ainda...
— Espero que sim... Seria bom pra cidade tirar um pouco do movimento de comércio do centro.
Pelo jeito, ele está gostando muito de ir pra Poços duas vezes por mês:
— Ô terra pra ter mulher bonita, hein??? Vixe.... A gente vai praquela praça do centro e fica louco....
E a conversa se estendeu. Ele ainda me contou que é de Diamantina, vai uma vez por ano pra lá. Quase mil quilômetros de viagem. Tem uma namorada lá que vem de vez em quando para São Paulo. Mas, que no ano que vem vai trazê-la para morar aqui. Que se não precisasse trabalhar voltaria a morar lá.
Aliás, essa afirmação é corrente nos trabalhadores aqui de São Paulo. Eles gostam daqui porque têm emprego e são bem remunerados. Mas, se pudessem voltariam para suas cidades de origem. Sentem falta da família e dos amigos antigos. E isso não é diferente com as pessoas que vão trabalhar no exterior. E assim vai...

4 comentários:

  1. Oi Dri, eta prosório bom e interessante! Lembrei das épocas que pegava táxi aí também e sempre descobria alguma coisa sobre a empresa que eu trabalhava. Eles acabam conhecendo o pessoal da região do ponto e aí as coincidências (como esta) acontecem mesmo... Se o shopping de lá não for para a frente não será a primeira vez que vejo um empreendimento mais distante do centro não dar certo. Em Limeira foi a mesma coisa, algumas lojas fechando, boatos e fim. Mas Poços é Poços e também queríamos estar lá curtindo este friozinho na cratera! beijão pro cêis!

    ResponderExcluir
  2. Ao jogar "C&A Poços" no Google pra confirmar se era verdade o que falaram na facul hoje sobre a C&A vir pra Poços seu blog aparece! E o engraçado é que estou morando em Poços [Sou de Pouso Alegre] desde o começo do mês e MUSSOLIN foi um sobrenome que não me saiu da cabeça por ser diferente. Conheci o Luciano e seu sobrinho, o Rubens, simpáticos e SUPER pacientes! São seus parentes? Bom, é isso aí, teu blog é massa! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sim, r. Dimas, eles são meus parentes. O Luciano é meu irmão e o Rubens meu sobrinho. Aonde você os conheceu?
    Obrigado pela visita e pelas palavras sobre o blog. Apareça mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Conheci os dois na TIM, ali na rua Rio de Janeiro! O sistema da TIM, como sempre, estava muitooo lento, por isso falei que eles foram super pacientes! Haha
    Abraçoo

    ResponderExcluir