24 março 2008

Deficiente das 'idéia'

Fomos almoçar no Pampa sábado passado, como fazemos há anos. Nossa família toda costuma ir lá e com freqüência. Sempre somos bem tratados e até já temos uma certa amizade com os funcionários e com os proprietários.
Essa 'amizade' que me deu a liberdade de comentar com o Sérgio, um dos sócios do estabelecimento, sobre a falta de respeito dos fregueses ao ocupar a vaga de estacionamento destinada aos deficientes físicos. A resposta dele que me espantou:
— Eu até já comentei com meu sócio, tô pensando em tirar essa vaga daí. Ninguém respeita e eu não posso adivinhar quem é deficiente. Às vezes pode estacionar alguém aí que é 'deficiente das idéia'. Como vou saber?
Eu tentei argumentar dizendo que ele precisava criar uma consciência na freguesia para que guardassem essa vaga para quem tem alguma dificuldade de locomoção.
Ele voltou à carga:
— Tem dia que tem 300 pessoas aí dentro — e apontou para o salão — pode ser que tenha uns 3 ou 4 'deficiente das idéia'. Fica difícil de saber.
Disse e foi saindo. Deixou a mim e ao Gabriel meu cunhado, que acompanhou a cena, meio embasbacados.
Sinceramente, eu não esperava que um comerciante pudesse pensar dessa maneira. Muito menos quando esse comerciante é também secretário municipal de Serviços Urbanos. Fiquei chocado. A gente vê aqui em São Paulo o tratamento que dão aos deficientes físicos e idosos. Sempre com vagas demarcadas, preferência em filas, atenção redobrada no comércio.... Não é pelo privilégio em si, mas pela consideração para com quem tem alguma dificuldade, seja ela motora ou mental.

6 comentários:

  1. Também registro aqui minha indignação pelo fato ocorrido no restaurante Pampa. Como uma pessoa que esta cidade de Poços de Caldas lhe deu a oportunidade de se desenvolver como um empresário bem colocado, em que constituiu família, amigos, laços e inclusive ser secretário de serviços urbanos (que com certeza sabemos q foi por QI (quem indica)), possa ser tão desumano e indiferente ao problemas das pessoas com dificuldades? É de espantar!
    Paula Mussolin

    ResponderExcluir
  2. Até agora estou com uma queimação no estômago, me dá uma raiva que tem horas que preciso me controlar para não fazer bobeira. Ainda bem que eu não estava por perto...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mussolin.

    Ficar indignado é pouco. É prá ficar furioso, exaltado e tudo o mais que aqui não cabe dizer.

    Sugiro-lhe noticiar ao prefeito daí, se não for esse "deficiente das idéia" também, o fato ocorrido -não para que ele tome alguma atitude contra o tal "secretário", mas para que ensine ao seu assessor para "aasuntos urbanos" que manter desobistruída a vaga para os que dela necessitam é demonstração ímpar de civilidade, assunto, portanto, diretamente ligado à secretaria dirigida pelo "culto" funcionário.

    No mais, que Deus nos acuda.

    Isto é uma VERGONHA!

    Nunes

    ResponderExcluir
  4. Lamentável, é o mínimo que se pode dizer.
    Os bons exemplos devem ser citados. Aqui as vagas para portadores de necessidades especiais são rigorosamente respeitadas. Os infratores são punidos com multa. E são multados MESMO.
    Ah, e "deficientes" são todos aqueles que não são sensíveis às necessidades especiais de outrém.
    à esses insensíveis, nossa piedade...

    Uchida
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  5. Apesar de nao estar no Pais a anos,nao connhecer esta pessoa e o estabelecimento que ele possui,fiquei extremamente chocada com a falta de respeito ao ser humano.O deficiente fisico ou mental merece o mesmo respeito e tem direitos de sair e se divertir da mesma forma que outros.What are they suppose to do?Stay home?Acho que deficiente e aquele que faz este tipo de comentario...
    Um Abraco
    Monteiro

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri,

    Pena ver uma pessoa que pode dar bons exemplos a população, devido a seu sucesso profissional ter um pensamento deste. Aqui em Brasilia o povo respeita e muito, outro dia tava fazendo uma manobra e entrei na vaga de deficiente para virar, não é que apareceu um cidadão, não muito educado e me chamou atenção!!! Ai tive que explicar que era apenas uma manobra.
    O povo aqui tem consciência mas falta educação!!!Como nada é perfeito...vamos em frente.

    Bjs

    Carla

    ResponderExcluir