14 fevereiro 2008

Má quem?

Uma das poucas coisas que vejo com gosto na televisão são os noticiários. Só que nesses últimos dias está difícil de aturar o assunto das prévias norte-americanas. Alguém pode me dizer por quê raios tanta cobertura dessas disputas? "Obama está com mais delegados que Hilary Clinton". "McCain vence no Wisconsin". "A terça gorda promete definir o resultado".
É inegável o valor da conjuntura ianque no cenário econômico mundial, mas dar um espaço desse a um assunto que não interessa tão diretamente a nós brasileiros acho exagerado.
As maiores agências de notícias internacionais são norte-americanas. Isso não significa que tenhamos que engolir toda e qualquer notícia que elas queiram espalhar. Nossos editores têm que ter o suficiente discernimento para poder filtrar o que realmente é útil e necessário para o público brasileiro. Os jornais são um poderoso instrumento de formação de opinião e devem ser usados para tentar aumentar um pouco o nível de informação e consciência do nosso povo. Ou alguém acredita que um indivíduo que está assistindo um jornal na TV, no sertão do Brasil se interessa pelo embate Obama x Clinton?

Nenhum comentário:

Postar um comentário