24 janeiro 2008

Cenas clássicas de Chaplin

Sociedade suspeita - Em O Garoto (1921), o Vagabundo tem uma combinação com o guri do título o moleque quebra uma vitrine e Carlitos surge em seguida, "por acaso", para oferecer seus serviços de consertar vidraças.



"Pode ver agora?" - O final de Luzes da Cidade (1931). Preso depois que consegue o dinheiro para a operação que pode curar uma florista cega, Carlitos encontra-a depois de solto, mas ela acha que é apenas um mendigo. Só o reconhece quando toca em sua mão.


Cadarços no almoço - No filme Em Busca do Ouro (1925), comida numa nevasca e sem comida, Carlitos improvisa: cozinha uma bota e come os cadarços como se fossem espaguete. E tem a dança dos pãezinhos também.




Nas engrenagens - De tanto apertar parafusos, Carlitos enlouquece na linha de montagem da fábrica em que trabalha. Acaba sendo engolido pela máquina. A grande crítica de Chaplin à industrialização que "desumaniza" as pessoas, em Tempos Modernos (1936).

Balé com o globo - O ridículo ditador - citação direta a Hitler - mostra suas intenções com o mundo: protagoniza uma dança com o globo terrestre. Uma denúncia poética em O Grande Ditador (1940).



(Texto extraído da revista SET, de dezembro de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário