05 dezembro 2007

Um jab e um direto

Ontem, duas notícias em seguida me fizeram ir à nocaute. Primeiro, levei um jab, me deixou tonto e cambaleante. Alunos de 15 anos de 57 países foram avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil ficou nos últimos lugares nas 3 matérias analisadas: em Matemática, ficou em 54º, à frente apenas do Quirziquistão, do Catar e da Tunísia!!!! Em Ciências, ficamos em 52º e e, Leitura em 49º!!!! Nossos alunos não conseguem interpretar o que lêem!!!
E o direto foi a não-cassação do mandato do senador Renan Calheiros. Fui à lona... Ele renunciou à presidência da casa, mas seu comparsas não o cassaram!!! Um acordo imenso entre políticos, líderes e partidos para a aprovação da CPMF. Uma decisão tomada não no plano das idéias e convicções, mas na troca de favores e benesses. Protegidos pelo anonimato do voto secreto, não podemos nem saber quem foi a favor e quem votou contra. Uma vergonha para essa classe já tão malvista em nosso país. E na maior cara de cínico, o sr. Calheiros disse que sai de 'alma lavada'. Rindo de nossa cara.
Na minha opinião, mudar esse quadro passa necessariamente pela educação de nossos jovens. Em alguns anos, poderíamos ter uma geração que pensa e age com civilidade e pensando no coletivo. Mas, a julgar pelos resultados da avaliação do OCDE, esse dia ainda vai demorar e muito.
Outro dia me disseram que a capital do Brasil deveria ser mais próxima ao Rio ou a São Paulo. Até faz sentido. Ficaria mais fácil de mostrarmos nossa indignação. De cobrarmos os deputados, senadores e ministros. Quando se fala em Brasília por aqui, parece que é em outro país. É fora de mão... Diante da passividade de nosso povo (eu incluído!), até não sei se adiantaria muito. Somos muito indolentes e pacíficos. Não é possível que vamos continuar aceitando essa degradação sem fazer nada.

3 comentários:

  1. Pode ser ignorância, mas meu voto eles não terão JAMAIS.
    Vergonhoso!!!!
    Um beijinho,
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. E vocês acham que fizeram Brasília PORQUÊ?

    ResponderExcluir
  3. O Brasil é um país burro, digo isso faz tempo - o que tira qualquer esperança a médio prazo de que o nível social vá melhorar. Ao contrário, continua descendo a ladeira. Na minha profissão, então, está insuportável.

    ResponderExcluir