06 dezembro 2007

Segurança

Tocado pelo comentário do amigo Edson, abro um parêntese para comentar o assalto ao MacDonalds de Poços, na última segunda-feira. É incrível o que um grupo de jovens (me parece que o mais velho tinha 19 anos), com armas na mão, sob efeito de narcóticos, é capaz de fazer. A cidade virou um pandemônio. Muitas lojas e bancos não puderam abrir. Comerciantes e funcionários não puderam trabalhar. Policiais de Belo Horizonte tiveram que ser deslocados para negociarem com a molecada a libertação dos reféns. Alterou a rotina da cidade inteira. Virou uma verdadeira atração. Gente dos bairros mais distantes afluiu para o centro, só para poder ver tudo de mais perto. E olha que as TVs de Poços transmitiram ao vivo. Eu mesmo acompanhei boa parte da operação pela internet.
Nas poucas vezes que saio à noite em Poços, não me sinto seguro em circular pelas ruas do centro da cidade. Especialmente, pela presença de dezenas de 'manos' tomando seus tubões e circulando livremente. E não se vê a presença de policiais.
E não precisa ser de noite. No feriado mesmo, havia um grupo fumando seu 'baseado' sossegadamente na fonte da praça atrás do Pálace. Ao lado de casais de namorados, crianças andando de bicicleta, famílias passeando, idoso lendo seus livros....
Mesmo, na Assis, durante o dia, vê-se muito poucos policiais. Tem um ônibus horroroso da PM que fica estacionado em frente ao Unibanco.... e olha lá!

2 comentários:

  1. Triste demais saber, e ver pela TV, que nossa querida Poços de Caldas chegou à este nível de (in)segurança, copiando tudo o que não deve dos grandes centros urbanos. (Depois por certo vão reclamar da fuga de turistas)
    Aquele ônibus em frente ao Unibanco é um verdadeiro horror mesmo.

    Ah, saudades dos tempos da minha infância...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não é só a questão de trabalhar e ganhar dinheiro que pode ser considerada quando se quer vir para outro país.
    A criminalidade e o "jeitinho brasileiro" pesam bastante, também. Este último item, então, é abominável.

    ResponderExcluir