29 novembro 2007

Desperdício

Penso que se cada um de nós controlasse o seu desperdício já estaríamos dando uma boa ajuda ao planeta. Não é uma tarefa simples e nem tão difícil também. Requer mudança de hábitos. Primeiro de tudo é livrar nossa mente do pensamento que diz que é sempre bom ter tudo sobrando, tudo em demasia, em excesso. Não sou a favor de se comportar como miserável, mas também não precisa ser esbanjador. Equilíbrio. Essa é a palavra.

Essa semana estava lendo uma reportagem que diz que gastamos o dobro da água necessária para um banho eficiente. Não custa desligar a água do chuveiro para se ensaboar e a da pia enquanto se escova os dentes.

As sacolas plásticas podem ser evitadas em algumas situações também. Ontem mesmo, comprei uma pomada na farmácia e saí com o produto dentro de uma sacola plástica. Não precisava. Preciso me acostumar a recusar.

Sou a favor de luz acesa somente se alguém está dentro do ambiente. Entrou acende, saiu apaga. Não precisa fazer as coisas no escuro, correndo o risco de dar uma topada em algum móvel. Mas, também não precisa acender todas as lâmpadas por onde se passa. Bom senso. É possível.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário