26 novembro 2007

Auditório do Ibirapuera

Sábado à noite fui com a Adriana e o Marcelo assistir o show de Jan Akkerman, ex-guitarrista do Focus, no Auditório do Ibirapuera. O post sobre esse evento virá em breve. Hoje, quero falar sobre essa sala de concertos.
"A gente sente uma paz tão grande quando entra aqui, né?", essa frase foi dita pela Adriana, assim que chegamos ao local, situado dentro do Parque do Ibirapuera. Realmente, é uma construção grande, vermelha e branca, com uma belíssima escultura de Tomie Ohtake que vai das paredes ao teto e uma rampa que leva à sala de espetáculos, que trazem mesmo uma sensação de isolamento, de tranqüilidade.

O projeto é de Oscar Niemeyer, dos anos 50. Mas, foi inaugurado apenas em outubro de 2005, graças à iniciativa da Tim, que construiu e entregou à Prefeitura paulistana. E o melhor é que é um local usado para música de qualidade (pelo menos para o meu gosto...). Sempre a preços módicos. Sem exploração.

O auditório também é bem simples e confortável, com capacidade para 800 pessoas. De todos os lugares vê-se e escuta-se bem os artistas. Eu ainda não vi, mas no fundo do palco tem uma porta de 20 metros que se abre e permite que o show seja visto pelo público da área externa, que fica espalhado num gramadão.

Um comentário:

  1. Pelas fotos, antes de ler o texto, sabia que tinha a mão do gênio no projeto (Niemeyer). Vindo à Brasília e visitando o Teatro Nacional vocês irão conferir a tremenda semelhança de ambiente, acústica e paz ambiente.
    A primeira vez que fui ao Teatro Nacional, tive o prazer de assistir a um show do excelente músico mineiro Marco Antonio Araújo. Tudo perfeito, música e local.
    "teje vocês todos convidados"

    :-)
    Uchida

    ResponderExcluir