02 novembro 2007

Alimentando cizânias

"Vamos fazer uma copa para argentino nenhum botar defeito". Com essa infeliz frase, nosso presidente da República, Luis Inácio, encerrou seu discurso no dia do anúncio oficial da FIFA, confirmando o Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O evento se deu em Genebra, Suíça, diante dos mais importantes representantes do futebol mundial. Estavam lá Beckenbauer, Platini, Joseph Blatter, entre outros.
Nosso estadista mostrou-se apenas como um torcedor e não como o representante de uma nação que quer mudar sua imagem diante do mundo. A Copa é o maior evento esportivo da Terra. É impressionante seu alcance. E qual o sentido de provocar nossos vizinhos argentinos com uma frase tão sem sentido? Pelo contrário, penso até que ele poderia ter aproveitado a oportunidade para convocar a população argentina para participar também desse evento. Seria uma forma de unir nossos povos, já tão friamente separados pelo idioma.
Pessoalmente, sou a favor da realização da Copa no Brasil, mas acho que já começamos mal. Primeiro, com a caravana da alegria promovida pela CBF que levou mais de 10 governadores, entre outros convidados, para a Suíça. Depois, pela ausência de Pelé na cerimônia. E principalmente, pela descabida frase do nosso principal mandatário.
Alguns já manifestaram o temor do mal uso das verbas públicas que serão investidas na construção e reforma de estádios e implementação de sistemas de transporte e comunicação necessários para um evento desse porte.
Vamos acompanhar de perto o desenrolar dos fatos... Espero que possamos fazer uma festa de primeira.

2 comentários:

  1. Talvez, nosso presidente queira expandir sua imagem negativa para além-fronteira.
    A Copa no Brasil será mais um ato populista, mais uma oportunidade pra lavagem de dinheiro, mais um superfaturamento, mais desvio de verba da Educação e Saúde, mais um alienante popular. O dinheiro arrecadado não deverá virar nada, como sempre.
    Num país pobre, analfabeto e fanático por futebol, Lula dá o exemplo: "Escolha entre comprar um livro para o seu filho ou um ingresso pro jogo do Brasil."
    Além disso, há a falta de segurança, o alto índice de criminalidade. Só espero que nenhum jogador seja sequestrado ou morto por assaltantes.
    O momento é inoportuno; as prioridades são outras. Sou 101% contra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Infeliz este coitado, só sinto que tenham pessoas que acreditem no dito "cada povo tem o governante que merece". Pobres de nós e das nossas próximas gerações....

    ResponderExcluir