05 agosto 2007

Teoria da Conspiração

Após ver a cena da ponte desabando em Minnesota, me veio a sensação de que tinha sido atentado terrorista. Caiu de repente, de uma vez, como se tivesse havido uma explosão. Sei que parece apenas mais uma 'teoria da conspiração', mas essa impressão me veio à mente. A forma como a Imprensa e o Governo americanos tratam as notícias leva-nos a ficar desconfiados. Tenho a impressão que os mandatários norte-americanos não admitiriam um novo atentado dentro de suas fronteiras. Se der pra encobrir, eles encobrem. Pelo menos, é o que nos mostra a história recente desse país tão admirável por alguns aspectos e tão odiável por outros.
Já a Imprensa morre de medo de processos. Não divulga informações se não houver informação oficial. Não é que nem aqui, onde primeiro se acusa e execra alguém e depois dá-se a oportunidade de provar ou não sua inocência. Acompanhei pela CNN o noticiário do desabamento da ponte e fica nítido esse cuidado em não acusar ninguém, em não revelar suspeitas e dados infundados.
A manipulação da notícia está me levando a acreditar que não existe mais uma verdade plena. A partir da hora que acontece um fato, ele começa a ser modificado pelas versões e interesses dos envolvidos. Hoje em dia, desconfia-se de tudo. Existem tantas versões e possiblidades diante de uma fato que acaba-se não chegando a conclusão alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário