01 agosto 2007

Saudades da Mafalda

Nos anos 70 e 80 fazia muito sucesso aqui no Brasil uma personagem de história em quadrinhos chamada Mafalda. Ela é fruto da imaginação de um desenhista argentino chamado Quino. Na verdade, ele se chama Joaquín Salvador Lavado, filho de espanhóis, nascido em Mendoza. As tirinhas da Mafalda saíam em jornais e em algumas revistas. As histórias traziam uma menina pequenina e cabeçuda questionando os adultos sobre a humanidade e paz mundial sempre com uma pureza incrível, uma grande sacada do seu autor. Uma característica típica das crianças, de enxergar as coisas pelo lado mais simples e por que não dizer, mais óbvio.

Decidi falar dela depois que o 'brother' Paulo Durante comprou um livrão com centenas de histórias dela. Essa tira acima é tirada desse livro.

É um personagem cujas tiras poderiam muito bem voltar a serem publicadas. Os temas continuam atuais, talvez até mais do que na época de seu lançamento.
Quem se interessar pode ver mais nesse link: http://www.mafalda.net/ ou no site do autor: http://www.clubcultura.com/clubhumor/quinoweb/portugues/quino_bio30.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário